quarta-feira, 18 de julho de 2012

Desapegando da Pressa

Se tem uma coisa que caracteriza nossa sociedade atual é a pressa. Vejo as pessoas ao meu redor correndo de um lado para o outro para dar conta de tudo que têm para fazer. Eu inclusa. Está todo mundo cansado o tempo todo, querendo férias, estressado e nervoso.

Para tentar controlar isso e logo melhorar minha saúde e meu sono, resolvi adotar algumas atitudes.

1. Sair 10 minutos mais cedo. 
É simples. Eu calculo o tempo que vou gastar para chegar no lugar na hora certa, acrescento 10 minutos e saio de casa nesse horário. Assim, não vou sair correndo, amaldiçoando os sinais de trânsito, costurando os carros, olhando o relógio, xingando a falta de vaga pra estacionar. Vou tranquila.

2. Fugir dos horários de pico. 
Na minha empresa, a jornada é flexível. Eu consigo então montar meu horário dentro de algumas limitações. Fiz testes e descobri que o ideal pra mim, obedecendo ao que a empresa pede, é chegar cedinho. Ir embora do trabalho é complicado, porque tem trânsito até umas 20h.  Então eu resolvi praticar corrida aqui do lado, enquanto espero o trânsito diminuir. Tenho uma colega que fez o mesmo, mas com a academia.

3. Dizer não. 
Dificílimo pra mim. Principalmente quando são pessoas queridas querendo encontrar, comemorar algo, sair pra jantar. Eu quase sempre fico com vontade de ir, e ainda tenho aquele impulso de querer sempre agradar que a gente ganha de brinde por ter sido criada como mulher. Mas a verdade é que não dá. Não dá pra sair pra uma balada de rock na quarta à noite tendo que trabalhar no outro dia 07:30h, não dá pra sair pra jantar com sua irmã no japonês rapidinho e depois ir no aniversário ao qual você já tinha prometido ir. Eu explico os motivos e as pessoas até insistem, mas os amigos e aqueles que te querem bem, vão entender um não ocasional.

4. Manter locais organizados.
É muito mais fácil e rápido achar algo quando você sabe onde ele está. A gente perde muito mais tempo procurando coisas do que gastaria se guardasse a coisa no lugar certo e, na hora que precisar, é só pegar. É um cálculo simples. Vale a pena.

5. Definir prioridades. 
Não tem como fugir. É o mais importante. Vai inclusive ajudar a dizer não, pois eu vou saber o que é mais importante pra mim. Mas isso é o mais complicado. Ainda tenho que trabalhar muito isso.

6. Programar tempos para não fazer nada. 
Se definir prioridades é o mais importante, a primeira prioridade é essa. Esses tempos não preenchidos são aqueles nos quais vou descansar, conversar com minha família, sair com um amigo, ler um livro, pensar. A gente precisa disso. A vida é isso.

Estou vivendo assim tem só uma semana e ontem, pela primeira vez em muito tempo, eu dormi bem. Analisando o que escolhi fazer, vejo que é até meio óbvio, mas a gente não pára para pensar e mudar a vida a não ser que tenha um empurrão, né? Pelo menos foi assim comigo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário