segunda-feira, 16 de julho de 2012

Reconhecendo Limites

Tem uma coisa que a gente não consegue mudar: o número de horas em um dia.

Eu (e todo mundo) queria ter mais tempo para fazer mais coisas. É tanta coisa que eu queria fazer... Sair mais, ver mais filmes, visitar mais amigos, estudar outra língua etc. etc. Mas, apesar de filmes de ficção científica brincarem com a ideia de um clone, ou de viajar no tempo, isso ainda não é possível. Então o jeito é a gente se virar com essas 24 horas mesmo.

E já que o tempo é limitado e não vai dar pra fazer tudo, o segredo é escolher bem o que fazer com essas 24 horas diárias.

Mas é preciso ter cuidado e mudar uns paradigmas. A maioria dos artigos, dos cursos e dos livros buscam te ensinar como colocar o máximo possível de atividades em um dia. É o que chamam de administração do tempo.

Falam que você deve estudar enquanto almoça, escutar um áudio curso enquanto dirige, ler livros de negócios na fila do banco, ver o jornal enquanto toma banho, ligar pra conversar com os amigos enquanto está parado no trânsito. E eu caí nessa. E por isso estou aqui, cheia de stress, sem conseguir raciocinar direito, de mal com a vida e com problemas de saúde aos 31 anos. Tá tudo errado.

Estou cada vez mais convencida de que focar é a chave. É escolher o que é mais importante e se dedicar só àquilo, sem pressa, sem correria. É ter tempo para descansar entre uma atividade e outra e aproveitar a vida.

Estou me propondo então um exercício muito simples. Fazer cada coisa de uma vez, sem pensar na próxima coisa. Enquanto estiver almoçando, vou só almoçar. Enquanto estiver lendo uma notícia, vou lê-la inteira e não ler picado ao decorrer do dia. Se eu cansar de ler a notícia, não vou ler mais. Ponto. Enquanto estiver fazendo uma atividade de trabalho, vou deixar as janelas do MSN piscando, não vou me preocupar com as outras tarefas na minha agenda. Vou me entregar por inteiro àquela atividade e só depois que terminar passar para a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário