segunda-feira, 23 de julho de 2012

Dicas para Dormir Melhor

Dormir mal atrapalha em tanta, mas tanta coisa. No outro dia, a gente fica indisposto, ansioso, sem energia, facilmente irritável... Até poucos meses atrás (não sei dizer quantos exatamente), eu dormia muito bem. Na verdade, ainda deito e durmo com facilidade, meu problema agora é acordar durante a noite e ter muitos sonhos cansativos e agitados.

Já venho observando meu sono tem algumas semanas e já percebi algumas coisas que o atrapalham. Pedi dicas também pra minha médica e procurei bastante na internet. Escrevi essa listinha para me ajudar e colei no meu mural, que fica em cima da minha cama. Espero que possa ajudar alguém também:

1. Dormir no horário.
Não adianta dormir bem se o número de horas não for suficiente. Minha médica (e a internet) me disse que a necessidade de sono da maioria das pessoas da minha idade (31 anos) é de 6 a 8 horas. Estabeleci 7:30 pra mim então. Como eu acordo pra trabalhar 06h, tenho que dormir 22:30h.

2. Não comer coisas pesadas antes de ir pra cama.
Foi a dica mais unânime. Tinha em todos os sites que pesquisei e foi a primeira recomendação da minha médica. De noite, é melhor comer coisas leves, em pouca quantidade e de fácil digestão. Como eu tenho gastrite, devo evitar também leite, pão de queijo, essas coisas.

3. Não fazer exercícios físicos pesados antes de ir pra cama.
O prazo que dão é 2 horas. Eu puxei pra 2:30, pra garantir. Todo dia depois do trabalho, eu corro ou jogo tênis. Tenho que terminar até 20h.

4. Usar protetor auricular.
Essa foi dica de uma menina do meu trabalho e foi mágica. Eu moro em frente a uma avenida movimentada, onde passa ônibus de madrugada e tudo. Dormir com o protetor me ajudou muito!

5. Desligar aparelhos eletrônicos.
No meu quarto, tem alguns aparelhos eletrônicos (TV, som, blu-ray player). Eles têm uma luzinha bem pequenininha que fica acesa mesmo quando estão desligados, e que no escuro absoluto incomodam. Estou tirando todos da tomada antes de dormir. Imagino que isso ajude também a eliminar barulhos que eles façam e até energias ou coisa parecida que produzam.

6. Manter o local de dormir com o mínimo de estímulos visuais/sonoros.
Vi essa dica em uns sites da internet e achei interessante. Pensei também que diminuir enfeites no quarto pode diminuir a poeira acumulada, o que deve fazer bem pro sono (e pra vida).

7. Ir relaxando.
Várias coisas boas para isso: tomar banho quente, tomar chá ou leite quente (seu corpo quente diminui a pressão, relaxa os músculos e logo facilita o sono), colocar abajur com luz azul ou violeta no quarto (relaxante), ouvir músicas relaxantes, meditar, passar cremes na pele, pentear cabelo...

8. Evitar estímulos.
Além dos estímulos no quarto, evitar também antes de dormir: ver filmes de ação ou suspense, ouvir rock ou outro estilo de música muito animado, conversar acaloradamente com alguém, tomar café.

9. Ler antes de dormir.
O ideal e indicado é buscar uma atividade relaxante. Indicam muito deitar e esperar o sono chegar. Mas se eu deito e apago a luz direto, minha mente começa a imaginar mil coisas, eu fico estressada e não durmo. Eu tentei meditar, mas não consigo dominar minha mente, que começa a imaginar mil coisas e tal. Tentei ouvir música, mas acontece a mesma coisa (minha mente de novo).  Ler um livro com tranquilidade resolveu pra mim. Eu consigo focar e minha mente vai relaxando. Quando sinto que estou bem relaxada, desligo o abajur e durmo.

10. Abajur do lado da cama.
Ter que levantar pra apagar a luz, depois de ter relaxado, me desperta de novo. Antigamente, tinha interruptor perto da cama, né? Era bom... Mas um abajur resolve.

Dicas que ainda não sei se resolvem: tomar chá de camomila e tomar suco de maracujá bem concentrado.

Vou continuar pesquisando... Se alguém estiver lendo, tem alguma dica a acrescentar?


Nenhum comentário:

Postar um comentário